PLÁSTICO BIOATIVO ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANO PARA ALIMENTOS

 
INTRODUÇÃO
O amido de mandioca tem sido amplamente utilizado para produção de filmes e blendas biodegradáveis devido ao seu baixo custo, boa estabilidade do gel e também à baixa temperatura de gelatinização. No entanto, a aplicação do filme de amido é limitada, uma vez que possui alta solubilidade, hidrofilicidade e fragilidade. A fim de amenizar essa deficiência, a formação de blendas com proteínas pode acarretar na diminuição da permeabilidade ao vapor de água e aumentando a sua força de tensão
 
A presente tecnologia apresenta a produção de plástico bioativo composto de amido de mandioca e gelatina, adicionadas ou não de extrato de cúrcuma e reticulados com ácido cítrico, para os quais foram avaliados o efeito das concentrações dos polímeros, da concentração de extrato de cúrcuma e da reticulação com ácido cítrico sobre as propriedades dos filmes. Através dos testes, o plástico bioativo obteve atividade antimicrobiana contra os microrganismos S. agalactiae, S. uberis e S. aureus.  Assim, o extrato de cúrcuma e o ácido cítrico utilizados, para a reticulação química, foram bem incorporados na matriz de amido e gelatina, mostrando uma atividade sinérgica e melhorando as propriedades mecânicas, funcionais e bioativas dos plásticos de amido.

Fluxograma da produção dos plásticos de blendas biodegradáveis- BR202020017289-7
DIFERENCIAL
A utilização de ácido cítrico, que possui alta atividade antibacteriana, e como agente reticulante, melhora as propriedades mecânicas e diminui a permeabilidade ao vapor de água dos filmes bioativos. Além disso, a utilização de curcumina agrega propriedades bioativas, como a sua capacidade antioxidante. Dessa forma, a adição de extrato de cúrcuma e reticulados com ácido cítrico permitem obter um material com excelentes propriedades bioativas, possuindo uma maior atividade antioxidante e antimicrobiana quando comparado aos plásticos de amido ou de gelatina puros ou só adicionados de extrato de cúrcuma.
 
O material produzido também pode ser comestível e é biodegradável, portanto, atende às necessidades de embalagens que não contaminem a natureza como as embalagens tradicionais, que demoram mais de 100 anos para se decompor.
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A tecnologia se insere no campo das tecnologias dedicadas à esterilização e conservação de alimentos, especificamente, seu uso se insere nas empresas que fabricam embalagens destinadas à área alimentícia.
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Alimentos; 0022/2020.
Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto – USP.
APOIO E FOMENTO: CAPES. 
Protegida sob o nº BR102020011419-0.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Polo Ribeirão Preto

 

Informação sobre a PI:
Área(s):
Alimentos
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
GUILHERME JOSÉ AGUILAR
DELIA RITA TAPIA BLÁCIDO
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum