INTRODUÇÃO
Apesar de ser considerado como uma fonte de energia limpa do futuro, 95% do hidrogênio produzido atualmente provém de combustíveis fósseis, tais como o gás natural, óleo e carvão.
Entre os processos de produção de hidrogênio o mais recente e promissor é a produção a partir da reação química do alumínio, água e uma base forte. O hidrogênio produzido por esse processo pode ser usado para abastecer células combustíveis e motores.
A presente invenção se insere no campo de aplicação de aparelhos para geração de gases, mais especificamente, de aparelhos para produção de hidrogênio, referindo-se a um reator de hidrogênio baseado na reação química entre água e alumínio assistido por hidróxido de sódio, em que sensores de temperatura e sensores de vazão associados a um circuito elétrico e atuadores pneumáticos promovem a melhoria funcional do referido reator.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Pode ser aplicado na alimentação de células combustíveis para geração de eletricidade, queima de hidrogênio em motores de combustão para produção de energia mecânica, aplicações da indústria pesada, entre outras, tendo como público alvo, empresas fabricantes de reatores e motores.

Figura 1 - Modelo do reator de hidrogênio em duas dimensões.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Energia, Tecnologia da Informação e Comunicação 172/2015 IQSC Polo São Carlos
Patente protegida sob o nº: BR102017014385-6 inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br