INTRODUÇÃO
Atualmente o mercado cosmético encontra-se em expansão e a busca por alternativas que tornem os produtos atrativos comercialmente é uma das grandes preocupações do setor. Dentro dessa perspectiva, é importante o desenvolvimento de agentes que melhorem tanto a estabilidade quanto o sensorial das fórmulas.
Com o intuito de inserir novas alternativas neste mercado, foi desenvolvido o presente produto, que traz a utilização do amido de milho e fécula de tapioca em associação, mostrando um efeito sinérgico entre ambos, trazendo uma fórmula cosmética com comportamento reológico adequado, sensorialmente agradável, com toque seco, e que possa aumentar a estabilidade de formulações cosméticas, inclusive como os filtros solares. Ainda, essa formulação pode servir de veículo para a incorporação de ativos hidrofílicos, gerando uma base com muitas funções e de baixo custo.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Pode ser aplicado na área de cosmetologia e dermatologia. Indústrias de produtos cosméticos.

Figura: Fases de desenvolvimento da base cosmética com aplicações variadas, de baixo custo, estável, biodegradável, natural e modificador reológico.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO


Polo Ribeirão Preto e Bauru
Área: Saúde e Cuidados Pessoais 0044/2017 FCFRP foprado@usp.br
Pedido de Patente protegida sob o nº: BR102017025745-2 www.patentes.usp.br
Processo nº 2016/13705-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”